segunda-feira, 7 de julho de 2008

Assim se previa o mundo

No ano de 1909 o escritor inglês mr. William Stanley, publicou o livro The case of fox, que foi chamado a produzir sensação.

Prevendo o mundo em 1950, e eis os principais sucessos que prediz:

Desde 1930, em frente aos Estados – Unidos da América, cujo poder se terá tornado formidável, levantar-se-hão os Estados – Unidos da Europa.

A capital desta nova confederação será Paris, que receberá o título de “capital do mundo”.

Em Paris, reunir-se-há o Parlamento da Humanidade, assembleia permanente, que dará as leis à vasta comunidade europeia. Porém as discussões fará-se-hão em inglês, pois este idioma será a língua universal.

Cada um dos antigos Estados, Inglaterra, Alemanha, França, Itália, Espanha, etc., terá uma assembleia legislativa especial encarregada de regular os assuntos internos. Porém todos estes Estados, incluindo a Inglaterra, ter-se-hão convertido em repúblicas, desde muito antes.

Mr. Stanley profetisa que a terra inteira se encontrará então dividida em várias grandes federações, a saber.

1º Os Estados Unidos da Europa.

2º Os Estados Unidos do Sudoeste da Ásia, compreendendo as Índias, a Pérsia e a Arábia.

3º Os Estados Unidos da Ásia Oriental, com a Rússia e o Japão.

4º Os Estados Unidos da Ásia do Norte (as possessões russas).

5º Três grandes Estados da África.

6º Os Estados Unidos da América do Norte com o Canadá e o México.

7º Uma confederação da América do Sul.

8º Uma confederação australiana.

Com respeito aos Estados Unidos da Europa, que figuram no título destas grandes federações profetizadas por Stanley, eis o que diz um periódico estrangeiro:

“ O historiador sociólogo francês M. Anatole Leroy Beaulieu, anunciou que era segura a formação dos Estados Unidos da Europa. Tem por conveniente acrescentar, no entanto, que esta federação se não formaria no século XX, porém que a sua formação era indispensável.

Três nações europeias, diz, ficariam excluídas da federação: Grã-Bretanha, por que se combinaria com os Estados Unidos; Rússia, porque formaria uma grande nação independente por si só e Turquia porque sem ficar materialmente excluída da federação, perderia a sua identidade nacional ao ingressar. A união europeia impor-se-á para resistir à agressão norte e ao “perigo asiático”

In flls, aa 118 a 119.

E em 2008 como vai o mundo? Previsões...só no fim do mundo.

Sem comentários: