terça-feira, 1 de julho de 2008

Dia das Bibliotecas: Mensagem

do Director da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo

Dr. Marcolino Candeias, Director da BP e AR de
Angra do Heroísmo

O dia passa praticamente esquecido, poucas bibliotecas e raros bibliotecários o assinalam, a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas não lhe dá destaque nem a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, o que se compreende pelo relevo que tem vindo a ser dado ao Livro e aos Direitos de Autor nos últimos anos, sempre no dia 23 de Abril de cada ano. Mas é o Dia Mundial das Bibliotecas. De todas: das públicas, municipais ou não, escolares, universitárias, comunitárias, etc.

Não é irrelevante assinalar o Dia das Bibliotecas, se com isso formos capazes de compreender a importância que elas têm na vida dos cidadãos, como o compreendem há muitos anos os cidadãos dos países mais desenvolvidos, justamente porque nesses países as bibliotecas tiveram um papel de grande relevo no desenvolvimento e continuam a ser factor de desenvolvimento.

Esses compreenderam depressa que as bibliotecas não eram depósitos de livros para fechar às sete chaves, coisa que Portugal levou tempo para entender. As bibliotecas são hoje espaços de vida, até de convívio, de aquisição de conhecimento pelo prazer, até pelo entretenimento e pelo lazer, sem deixarem de ser espaços de trabalho e centros de recursos do saber, onde se cresce e onde o ser humano se pode elevar, mas que irradiam para a comunidade, para os cidadãos através de um conjunto de serviços pensados para os servir.

Talvez este fosse um bom dia para a Câmara Municipal juntar às setas de orientação que distribuiu pela cidade uma que indique, aos munícipes e aos turistas, onde se situa a «sua» Biblioteca Pública e Arquivo e recordar que é lá que se encontra o Fundo Municipal, que constituiu o acervo bibliográfico da antiga Biblioteca Municipal de Angra do Heroísmo.”

Açores, 1 de Julho de 2008

Sem comentários: