sexta-feira, 4 de julho de 2008

José Lourenço Azevedo um antigo baleeiro

Integrado no 1º Intercâmbio do Centro de Convívio do Centro Comunitário da Terra Chã, o senhor José Lourenço Azevedo, natural de Santa Cruz das Ribeiras, ilha do Pico, também conhecido por "Calção Fino", visitou nos Biscoitos (ilha Terceira) o antigo porto baleeiro, onde trabalhou como Remador ao serviço a Armação Baleeira Terceirense Lda. entre 1949 /51.
Foi no Museu do Vinho dos Biscoitos da Casa Agrícola Brum Lda., que o encontramos à conversa com alguém ligado ao museu, recordando vivências daquela época, muitas delas estão registadas em "diários" da Baleação na ilha Terceira.
José Lourenço Azevedo, um jovem de 92 anos, recordou o seu pai Manuel Silveira Azevedo (Oficial de Baleia), e o tio Manuel Costa, que também trabalharam no Porto da Calheta dos Biscoitos.
Lembramos que os primeiros baleeiros picoenses ao chegarem aos Biscoitos, após uma "boleia" a reboque de outras embarcações que faziam escala nas ilhas do grupo central, vinham a remos desde da Ponta do Topo, ilha de São Jorge, dormiam numa furna, conhecida pela" Furna dos Picarotos" no Porto dos Biscoitos, hoje entulhada...
Mais tarde passaram a dormir no barracão da Armação Baleeira Terceirense Lda. defronte do porto. E, logo de seguida numa casa de Francisco Maria Brum, mais conhecido por Chico Maria e Manuel Gonçalves Toledo Brum, que José Lourenço Azevedo também recordou.

Sem comentários: