segunda-feira, 21 de julho de 2008

Rua do Salinas em Angra do Heroísmo

Os nomes porque eram conhecidas muitas das ruas da cidade de Angra (Açores), alguns dos quais ainda subsistem na tradição, tinham a sua origem em pessoas que nelas viviam ou possuíam bens. Tais como as ruas do Rêgo e do Galo e a travessa dos Carvalhais.

Drumond diz que a Rua do Pisão tirou esse nome do apelido de um fidalgo espanhol que ali mandou construir algumas casas. É possível que assim fosse, mas parece, semelhante ao que sucede noutras ilhas, tenha derivado de um pisão do postal que ali existiu, junto à Ribeira dos Moinhos, desde começos do século XVI.

A Rua do Salinas, primeiramente conhecida por Rua de Rui Faleiro, mudou de nome por nela morar, em meados do século XVII, um médico que teve certa notoriedade, Francisco de Salinas. Dele se sabe apenas que era filho de José de Salinas e que em 9 de Julho de 1644 lhe foi passada carta ou provisão de cirurgião pelo físico e cirurgião do reino, Francisco Borges de Azevedo, e nome de D. João IV.

Seria este Francisco de Salinas o mesmo de quem se fala nas Capitulações do Castelo em 1642 para lhes assegurar a restituição dos bens, que, como outros, ficasse na ilha onde nascera e obtivesse o reconhecimento das suas habilitações profissionais pelo monarca português?

É possível, porque o apelido Salinas, que ainda hoje é usado em Portugal, nomeadamente em Lisboa, tem origem espanhola e foi o de um invisual, célebre professor de música, na Universidade de Salamanca no século XVI.

Rua do Salinas vista da Rua da Sé

Rua do Salinas do lado da baía

Rfe. aa a flhs110,41.19

E.T.

Sem comentários: