quarta-feira, 6 de agosto de 2008

João José Carvalho Ghira

Na companhia da sua Esposa, Dr.ª Maria da Conceição Santos Ghira, encontra-se nos Açores, o Eng.º João Carvalho Ghira, figura de destaque no mundo vitivinícola.

Ontem de tarde visitaram a Região (De)marcada dos Biscoitos e o Museu do Vinho dos Biscoitos da Casa Agrícola Brum Limitada.

Natural do Cartaxo, Carvalho Ghira é Engenheiro Agrónomo pelo I.S.A. – Instituto Superior de Agronomia, e ao longo dos anos tem dado grande contributo ao sector vitivinícola. Começou por trabalhar no CNEN, actualmente Estação Vitivinícola Nacional, em Dois Portos, onde trabalhou em investigação e desenvolvimento, publicando diversos trabalhos.

Prestou assessoria em diversos gabinetes do Governo e desempenhou o cargo de Presidente do IVV – Instituto da Vinha e do Vinho de 187 a 1992.

Representou o Estado em diversas CVRs da Estremadura, desempenhando actualmente os cargos de Presidente da Comissão Executiva e do Conselho Geral.

Internacionalmente, ocupa presentemente a vice-presidência do Groupe desperts Analyse dês marchés et dês filiéres vitivinicoles de l’Office International de la Vigne et du Vin (O.I.V.), em Paris.

É co-Fundador da Associação Portuguesa de Enologia, da LASVIN – Liga dos Amigos da Saúde do Vinho e Nutrição, da Sociedade Portuguesa de Viticultura e Enologia e membro de diversas associações da classe.

Tem desenvolvido grande actividade no movimento das confrarias báquicas, sendo membro de confrarias nacionais e estrangeiras e da federação internacional.

É Confrade Honorário da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos

Tem publicado diversos livros como a bela obra Os Vinhos da Estremadura, inserida na Enciclopédia dos Vinhos de Portugal.


BDU deseja ao senhor Eng.º João José Carvalho Ghira e Senhora uma óptima estada naquelas ilhas açorianas.

Sem comentários: