sábado, 25 de outubro de 2008

Jazz na Terceira


Jazz na Terceira – 80 anos de história, uma obra da autoria de João Moreira dos Santos & António Rubio, com a colaboração de João Paulo Valadão, João Pedro Montalverne, José Ribeiro Pinto e Miguel Cunha, organizadores habituais do Angra Jazz, bem como de músicos, ainda vivos, que participaram na história do Jazz na Terceira, como Dimas Matos, Durval Pereira, Fernando Soares e Manuel da Silva Fernandes ou ainda de detentores de documentos fotográficos como António Araújo, Luís Mendes Brum, Eloísa de Toledo, Hélio Vieira, João Pedro soares, Luís Bettencourt, Ricardo Henriques, Roberto Carneiro e vários estrangeiros, sobretudo americanos ligados à Base das Lajes.

Este livro/álbum, uma edição da BLU, como é seu apanágio, tem óptima apresentação e apresenta impecável arrumação, quanto aos temas abordados. A selecção fotográfica também se mostra cuidada e criteriosa.

Para os menos conhecedores na matéria, como nós, mas que tiveram a dita se assistir a concertos da “Olmmar Band”, “Flama Combo” e “Art Carneiro”, da ilha Terceira, ou da “Sem Rei nem Roque”, da ilha do Faial, é agradável fazer-se “uma viagem” por esta publicação rememorando tempos que já lá vão, que vale a pena, sempre recordar,

Depois, este livro vale sobre todos os aspectos e acima de tudo por historiar um encadeado de assuntos e eventos temáticos cuja importância estava esquecida, e que, até trouxeram à ilha terceira, figuras de primeiro plano mundial, ao longo dos últimos 80 anos.

Afinal, não estão só de parabéns João Moreira dos Santos & António Rubio, o AngraJazz ou a BLU, edições, mas a Ilha terceira e todos nós.

É que, é uma obra de ler e apreciar!

J.B.B.

Sem comentários: