quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Sociedade de Geografia

Segismundo Pinto na Secção de Genealogia e Heráldica

Fernanda Bruges, Segismundo Pinto, Jácome de Bruges e João Afonso
durante a última exposição de Ex-Líbris realizada nos Açores
(Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo).


Segismundo Manuel Peres Ramires Pinto, nasceu em Lisboa em 1945, onde se licenciou em Economia, sendo Mestre pelo I.S.A. e Arquitectura, pela E.S.B.A.L. É, ao presente, técnico superior assessor principal na Direcção-Geral da Família e durante muitos anos foi docente no Instituto Superior de serviço Social, em Lisboa onde presidiu ao seu Conselho Directivo. Igualmente no Ministério da segurança Social ocupou vários cargos directivos, como o de Subdirector – Geral.
É sócio efectivo do Instituto Português de Heráldica, Academia Portuguesa de Ex-Líbris (foi presidente) Associação dos arqueólogos Portugueses, Conselho de Nobreza, etc.

Segismundo Pinto foi, também, premiado em escultura, com medalha de prata e duas de bronze, respectivamente em 1965 e 1968, nos anos III e VI Salões de Arte Moderna e XVI Salão de Outono, promovidos pela Junta de Turismo da Costa do Sol, no Estoril.
Realizou exposições, individuais e colectivas, estando representado nos Museus de Lagos, de Ovar, na Biblioteca da Universidade de Coimbra, etc.

Foram-lhe feitas referências bibliográficas em “Portuguese 20 th Center Artists A Biographical Ditionary” de Michael Tanorok, “Ex – Líbris Kunstler VII – Weimar”, da FISAE, 1984; “dicionário de Pintores e Escultores Portugueses” de Fernando Pamplona, 2.ª edic., 1988, e outras publicações.

A escolha de Segismundo Pinto para a presidência da Secção de genealogia e Heráldica da Sociedade de Geografia, vem confirmar os seus méritos, como uma das maiores autoridades em Heráldica Portuguesa.
Para a vice-presidência foi eleito o Doutor. Francisco António de Simas Alves de Azevedo, outro grande “expert" nas matérias, também uma figura ligada aos Açores.

J.B.B.

Sem comentários: