sábado, 23 de maio de 2009

RICA

Decorreu na passada sexta feira, no Centro Cultural e de Congressos de Angra de Heroísmo a sessão de encerramento do Woorkshop Rica presidida pela Senhora Directora Regional dos Assuntos Comunitários da Agricultura, Eng.ª Fátima Amorim.

Estiveram presentes na Sessão de encerramento o Subdirector do Gabinete de Planeamento e Politicas Eng.º Pedro Ribeiro, a Directora de Serviços do GPP engª Maria da Luz Mendes, o Chefe de Divisão de Estatística e Metodologia, Eng.º Luís Ramos mentor e co-responsável com a Eng.ª Manuela Alves, da DRACA pela organização deste importante encontro que reuniu mais de uma centena de técnicos distribuídos por todo o território português.

Foram apresentadas nesta sessão de encerramento pelo Eng.º Luís Ramos, as estratégias e perspectivas para a Rica em Portugal, bem como salientada a importância da adequação da amostra das explorações e da qualidade da informação.

O trabalho desenvolvido por estes técnicos que recolhem anualmente informação contabilística e técnica baseia-se na participação voluntária dos agricultores.
Assim, para este efeito, são acompanhadas, em Portugal, cerca de 2300 explorações distribuídas pelas várias regiões. A estas explorações é realizada a contabilidade simplificada utilizando o programa Gestagro.
A RICA é a única fonte de dados micro-económicos harmonizada, isto é, os princípios metodológicos de registo são iguais em toda a Comunidade.
A informação micro-económica gerada pela RICA é a principal fonte de informação da Comissão Europeia no apoio ao estabelecimento de linhas de orientação política para o futuro da agricultura europeia.


Após a sessão de encerramento, decorreu uma Reunião da Comissão Nacional da Rica, à qual se seguiu um almoço na Quinta do Galo.




Fotos: Ricardina Barbosa

Já nos referimos a esta RICA aqui.


Sem comentários: