segunda-feira, 28 de setembro de 2009

866º ANIVERSÁRIO DO TRATADO DE ZAMORA E DA FUNDAÇÃO DE PORTUGAL – 5 DE OUTUBRO DE 1143


CONFERÊNCIA

Por ocasião das comemorações da Fundação de Portugal, que se realizam todos os anos no dia 5 de Outubro, a Real Associação da Ilha Terceira, com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e a colaboração da Caixa Económica da Misericórdia de Angra, promove uma Exposição e uma Conferência evocativa da assinatura do Tratado de Zamora, assinado a 5 de Outubro de 1143, numa conferência de paz entre o nosso primeiro rei D. Afonso Henriques e o rei D. Afonso VII de Castela e Leão, nos termos do qual é reconhecida a constituição e fundação do Reino de Portugal, tendo como garante o enviado do Papa o Cardeal Guido de Vico.

A exposição de ex-líbris intitulada “Heráldica – formas e cores” e a Conferência subordinada ao tema “Heráldica: suas origens, evolução, práticas e aplicações” são da autoria do Dr. Arqt.º Segismundo Manuel Peres Ramires Pinto.
A exposição de ex-líbris, todos da autoria do Arqt.º Segismundo Pinto, será inaugurada pelas 20:00 horas do próximo dia 5 de Outubro, no átrio superior dos Paços do Concelho, seguindo-se a Conferência no auditório da Caixa Económica da Misericórdia na Rua da Sé, com entrada livre.
Segismundo Manuel Peres Ramires Pinto nasceu em Lisboa em 1945 e é licenciado em Economia, pelo I.S.E., e em Arquitectura, pela E.S.B.A.L. Na actualidade, é um dos mais reputados artistas mundiais na área da concepção e desenho de ex-líbris. É sócio do Instituto Português de Heráldica e da Academia Portuguesa de Ex-líbris.
Os ex-líbris são marcas de posse colocadas num livro, com a intenção de assinalar a identidade do seu possuidor. Os ex-líbris são, geralmente, da livre escolha dos seus utentes: num pequeno pedaço de papel (ou de outro material), estes fazem constar os elementos que entenderem tanto heráldicos como referências profissionais, geográficas ou abstractas.
Saliente-se que quase todos os grandes pintores foram autores de ex-líbris e que praticamente todos os grandes escritores e literatos possuíram os seus ex-líbris.

Fonte:: R.A.I.T.

Já nos referimos ao Arqtº Segismundo Pinto aqui.

Sem comentários: