terça-feira, 29 de dezembro de 2009

تيرسيرا شنت في أفريقيا -V


3ª Etapa Zagora / Merzouga

التحقق من الرمال البيضاء من Cheagaga

Diz-nos Leandro Rosado “Foi uma etapa muito trabalhosa, a mesma regularidade dos outros dias, mas dura em pisos de cortar terreno, andamos em pistas de areia e em rios secos com areias que exigiam muito do motor.
As coisas complicaram-se porque apareceu um barulho no meu Toyota que inicialmente se identificava com uma pedra metida no sistema de travagem, só que, após lavar o carro e fazer a marcha a atrás, o ruído era outro seguindo-se o tirar da roda traseira do lado esquerdo a ver o que se passava, aí o Gilinho diz: isto é rolamento.
Indicaram-nos um mecânico. Fomos para lá, tínhamos uma oficina com 20 m2, apresentamos o nosso problema e logo este disse que para resolver tinha de ver o que se passava.
Começou o trabalho que durou cerca de 7 horas. Tudo muito artesanal, um para tirar o semieixo e 10 mirones a darem válidas opiniões. Depois passou a peça para um ferreiro, a fim de tirar o rolamento, o qual deu tanta pancada que fiquei com a ideia de que nem rolamento nem semieixo, mas artesanalmente estes técnicos resolveram o problema e lá saiu o rolamento. Não havia nenhum igual nem onde se ir comprar. Tinha de haver solução. E ouve! De dois fez-se um, e está o Toyota andar normalmente, até agora. Eram 01,30 horas quando terminou a reparação. Tínhamos ainda 37 kms para fazer até chegar ao hotel. Tudo foi feito na máxima segurança”.

ميكانيكيين لأعمال الترميم

“Tivemos várias peripécias durante esta reparação, comemos rações, bebemos sumos bebemos vinho com alguns nativos, bebemos chá de menta que eles sempre oferecem e conversamos muito ou em francês, espanhol ou gesticulando que é da melhor forma que eles nos entendem e nós a eles”, conclui o sempre bem disposto Leandro Rosado.

الطيارون في الجزيرة ثرثرة الثالثة

(continua)


Sem comentários: