quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

“Investigação Histórica no Tempo de Ferreira Drumond”

O historiador terceirense Francisco Ferreira Drummond, nascido a 21 de Janeiro de 1796, na Vila de S. Sebastião, e celebrado autor dos “Anais da Ilha Terceira” foi evocado por ocasião de mais um aniversário do seu nascimento em sessão organizada a 31 de Janeiro de 2010 pela Culturangra com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de S. Sebastião.



Numa das salas da casa onde viveu Drumond, um saboroso e raro edifício tipo torre, dos poucos ainda existentes na ilha, o Presidente do Instituto Histórico da Ilha Terceira, Francisco R. Maduro-Dias, abordou os temas Drummond e os Anais, personalidade, contextos e circunstâncias.




S. Sebastião enquanto charneira entre as duas capitanias da Terceira, o território e o povoamento, e os sentimentos de identidade, identificação e sentido de pertença, que a obra de Drumond ajudou a construir na mentalidade do seu tempo e nas épocas posteriores até aos nossos dias, fizeram também parte da “conversa”.

No tempo reservado ao diálogo, no fim da palestra, temas como a problemática do desconhecimento da história dos Açores pelas gerações contemporâneas e os eventuais modos de a inserir, bem como as relações que a vida nestas ilhas tem tido com as duas margens do Atlântico foram também referidas e comentadas.


2 comentários:

fénix renascida disse...

Julgo estar a reconhecer um ex-colega de universidade (em estava em letras, ele em Filosofia/História). Sei que se chamava Francisco, mas não sei o último nome... E sei que era natural da Terceira.

Bagos disse...

Cara Fénix

Francisco do Reis Maduro-Dias, possivelmente.

Agradecemos a vossa visita.

Volte sempre.