quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Moisés Mendes – Encenando e Ensinando

Natural dos Altares, Ilha Terceira, Moisés Mendes em Maio de 1969 fixa residência em Lisboa, onde é frequentador das salas de teatro. Aí manteve uma relação muito próxima com o Teatro da Trindade, onde ao tempo trabalhavam a Companhia Nacional de Ópera e o Teatro Nacional D. Maria II, então explorado pela Empresa Amélia Rey – Colaço e Robles Monteiro.
Regressa à Região em Setembro de 1973, onde nos finais desse ano, integra um grupo que tenta iniciar um grupo de teatro.
Em 1978, a convite do grupo de jovens, colabora numa actividade teatral para comemorar a Páscoa, experiência essa que veio dois meses mais tarde a dar origem ao PEDRA-MÓ – Grupo de Teatro - da Casa do Povo dos Altares (Concelho de Angra do Heroísmo, Região Autónoma dos Açores), desempenhando, desde o início, as funções de Director Artístico e encenador residente.
Para além de muitas outras acções de formação pontuais, em 1990 frequentou um curso de encenação, organizado pelo INATEL, durante um mês, ministrado por professores da Escola Superior de Teatro e Cinema. Em 1992, numa outra edição daquele mesmo curso, a convite do INATEL, foi assistente da cadeira de encenação ministrada pelo professor Mário Feliciano. Em Setembro de 1996 estagiou no TNDM II durante a montagem da peça Os Gladiadores. Em Novembro e Dezembro de 1998, foi assistente de encenação de Ruy de Matos, na montagem, no PEDRA-MÓ, de A SAPATEIRA PRODIGIOSA de Frederico Garcia Lorca.
Nestes 31 anos tem também colaborado em muitas actividades ligadas ao teatro, e não só. De Janeiro 1998 a Dezembro de 2008 foi Animador Cultural do INATEL em Angra do Heroísmo.

Em 2009 é entronizado Confrade de Mérito da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos

2 comentários:

Vieira Brito disse...

É um orgulho ter AMIGOS como o Moisés.
Um grande abraço!

Vieira Brito

Bagos D'Uva disse...

Caro Manuel Brito

Um abraço para si e para o Amigo Moisés Mendes.