domingo, 21 de novembro de 2010

“Chico Maria” apresentado em 1999




Na Foto: Ministro da República para os Açores; Presidente da Câmara de Angra do Heroísmo, Pároco da freguesia dos Biscoitos e Confrades do Verdelho dos Biscoitos.

Durante o lançamento do generoso “Chico Maria”, realizado a 10 de Abril de 1999, nos Biscoitos freguesia do concelho de Praia da Vitória, o proprietário da Casa Agrícola Brum disse:

(…)

Quando há cerca de 130 anos, o filoxera, atila da vitivinicultura prosseguindo na sua marcha devastadora, assentou arrais nos Biscoitos da ilha Terceira, a vinha era a principal riqueza desta região.
Passados alguns anos de desânimo Francisco Maria Brum empreendeu uma luta difícil de reconstituição. Luta porfiada e enérgica.

Chico Maria, foi inclusive na altura apodado de doido por aqueles que, nestas alturas se destacam por condenarem aquilo que geralmente não entendem ou simplesmente por estarem ao serviço dos agitadores. A inveja como o ciúme de mérito alheio acusou a mediocridade dos mesmos.

Chico Maria, a esses respondeu apenas com o sucesso de uma reconversão. Para se ser bem sucedido, não é sempre a habilidade que é necessária, nem o desejo, é a perseverança.
(…)

Volvidos cem anos, esta Casa Agrícola, resolveu sem quaisquer complexos, inaugurar o seu Museu do Vinho. O Museu do Vinho dos Biscoitos da Casa Agrícola Brum Lda., onde se conta ao vivo a vida da vinha e do vinho dos Biscoitos. Podendo os visitantes provar e comprarem um descendente directo do vinho da Rota das Índias ou das Especiarias. Na época das descobertas, a melhor conservação do vinho para as longas viagens marítimas era feita com o aumento da graduação (aguardentados), caso contrário teriam, na maior parte das viagens, vinagre. Não havia na altura adição de sulfurosos para a sua desinfecção e conservação.

A seis de Setembro de 1998 a Casa Agrícola Brum apresentou pela primeira vez o primeiro VLQPRD- Vinho Licoroso de Qualidade Produzido em Região Determinada – (VLQPRD -Biscoitos 1994). Serão assim necessárias mais quatro colheitas consecutivas para que a Região dos Biscoitos deixe o estatuto de IPR- Indicação de Proveniência Regulamentada para passar a DOC- Denominação de Origem Controlada, caso contrário nunca mais saímos da “cepa torta”.

Não cabe às pequenas empresas privadas e principalmente à Casa Agrícola Brum despender tempo em controvérsias inúteis, nem com inventivas contra quem quer que seja, ou sequer em naturais incriminações aos que porventura hajam concorrido para a agudeza dos ataques vindos de uma trincheira, quiçá último reduto de um deprimente e complexado inimigo.

Serenidade de ânimo em conjuntura assim perigosa e difícil, deverá mostrar quão respeitável é a causa dos que na própria justiça encontram paciente coragem para entrar em sensata e proveitosa discussão.

(…)

Devidamente vestidos, segundo as novas leis, de Dezembro último, dignos de ostentarem o nome do Concelho da Praia da Vitória, a Ilha Terceira os Açores, aqui estão presentes três generosos, se quiserem licorosos, produzidos e engarrafados por esta Casa.


É tempo de darem a vossa opinião…o tempo não é nunca neutro, se não fazemos dele um amigo útil, ele será para nós um inimigo formidável.

Venham as críticas, até mesmo aquelas públicas e de véspera!
(…)


In ACA ano de 1999


Sem comentários: