sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Exposição de Ex-líbris do Mar no Museu de Angra


Encontra-se patente no Museu de Angra uma interessante exposição de marcas de posse bibliotecárias de temática marítima. 

Iniciativa do Grupo de Amigos do Museu de Marinha, apoiada pela Academia Portuguesa de Ex-Líbris, contou com o fundamental empenho e dedicação de Pedro Katzenstein que idealizou, preparou e montou a presente exposição que já esteve, de 8 de Junho a 31 de Outubro de 2010 naquele Museu anexo aos Jerónimos e agora visita aquela que tem sido a capital nacional do ex-librismo.

Lembramos que, o Município Angrense já realizou mais de uma dezena de exposições de ex-líbris, trazendo à sua cidade a obra completa de grandes artistas, como os burilistas António Paes Ferreira, Renato de Araújo, Bastos Silva e Isaías Peixoto, o serígrafo Eduardo Dias Ferreira, o linóleogravador Segismundo Pinto e o xilogravador Ruy Fernando Palhé da Silva entre outros nomes que entraram em exposições colectivas, e agora podemos admirar mais um amplo leque de artistas nas suas várias vertentes técnica e gráfica.



Localmente, esta mostra que enriquece sobremaneira a cultura marítima portuguesa, encontrou acolhimento na direcção do nosso Museu e o apoio do Capitão do Porto de Angra.

Aconselhamos uma visita a esta exposição no Museu de Angra e a aquisição do seu catálogo cujo texto é de Segismundo Pinto, um dos maiores e mais conhecidos heraldistas portugueses. 

J.B.B.


Ex- Líbris Báquicos aqui

Sem comentários: