quinta-feira, 16 de junho de 2011

Ciclo do Espírito Santo (26)


Domingo de Pentecostes

Vila das Lajes

Espírito Santo nos Açores

 Por: Francisco Dolores

“Para os hebreus, inicialmente o Pentecostes era uma festa das colheitas, “fruto da terra e do trabalho do homem”. Mais tarde, tornou-se numa festa judaica, celebrada cinquenta dias depois da Páscoa, a comemorar a chegada do Povo de Israel ao Monte Sinai, onde Moisés tinha encontrado Deus e recebido a Lei para transmitir ao povo (Êxodo 20).

Para os cristãos é a solenidade do Espírito Santo, “a consumação e confirmação da Páscoa”. É pela acção do Espírito Santo, que podemos dizer “Jesus è o Senhor” (1 Coríntios 12). Os Actos dos Apóstolos (capítulo 2), situam a Descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos no quinquagésimo dia depois da Páscoa.

Nos Açores, embora com características peculiares, os festejos do Espírito Santo revestem-se duma aglutinação de elementos de tradição milenar, que os povoadores, vindos de diversas partes do País e de outras origens, a que não são alheios os hebraicos, deixaram marcas visíveis no modo de celebrar os Impérios do Espírito Santo.” (A União de 8 de Junho de 2011) Ler mais aqui.



Continua

Sem comentários: