sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CONFRARIA PANELA AO LUME

NO SEU 25º ANIVERSÁRIO

 Nos passados dias 23 e 24 de Setembro decorreram em Guimarães, cidade que bem mereceu a classificação pela UNESCO, de Património Mundial, as comemorações dos 25 anos de actividade da Confraria Gastronómica da Panela ao Lume. 

Como bem disse o Presidente do Município no Grande Capítulo da Confraria vimaranense, “ela muito honra Portugal”.

No cenário do Paço dos Duques de Bragança, o colorido das indumentárias das diversas confrarias presentes, criou um ambiente pitoresco e festivo apreciado por inúmeros forasteiros e turistas, muitos estrangeiros.

 Dos Açores marcaram presença a Confraria do Vinho de Verdelho dos Biscoitos (ilha Terceira) e a Confraria do Queijo São Jorge (ilha de São Jorge). Participaram igualmente nestes eventos para além de dezenas de membros da Confraria Panela ao Lume, dirigida por Gonçalo Reis Torgal, a Confraria do Vinho Verde, Confraria da Sopa do Vidreiro (Marinha Grande), Confraria Gastronómica Pinhal do Rei (Leiria), Ordem del Sabadiego (Astúrias), Irmandade dos Vinhos Galegos, Confraria de La Morcilla de Burgos, entre outras confrarias báquicas e gastronómicas portuguesas.


Merecerão destaque noutros textos, o Grande Capítulo e homenagens, bem como a autentica mostra gastronómica que constituíram as excepcionais refeições dos dias 23 e 24 de Setembro de 2011.

Merece referência os cuidados decorrentes que se verificam no restauro do casco urbano classificado Património Mundial de Guimarães, que no próximo ano será uma vez mais Capital Europeia da Cultura.

Cidade de origem medieval, tem as suas raízes no remoto Século X, cuja Condessa Mumadona Dias muito contribuiu para a fixação de importante  núcleo populacional.

Curiosamente, Mumadona foi evocada numa escultura existente em Guimarães, de que foi autor o escultor açoriano Numídico Bessone.

J.B.B.

Sem comentários: