quinta-feira, 12 de abril de 2012

Festas do Espírito Santo


 Abril de 2012- Fontinhas

Graças às missões populares dos franciscanos, que, no povoamento destas Ilhas, deixaram marcas profundas no coração dos pobres e humildes, que não decoram a teologia dos compêndios, mas percebem nitidamente o essencial da alegria, da partilha fraterna e da Bondade divina, continuada nas Obras de Misericórdia. Ler mais no A União


Lisandra e Nelson Monteiro, “Imperadores do 1º Domingo”, com a filha Catarina


Concluiu-se o ciclo pascal, com a Solenidade de Pentecostes, em que celebramos a descida do Espírito Santo, que, aqui nos Açores e na Diáspora assumem características bem peculiares de ilha para ilha. Agora, afirmamos a nossa identidade cristã ao festejarmos o Domingo da Santíssima Trindade.

Afinal, “todos os Domingos do ano são uma festa da Trindade”. Mas a fé dos que são baptizados “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” e celebram o mistério da Santíssima Trindade, como que remate de todo um “bodo” de vida cristã.
Nestas Ilhas prolongam-se, assim, as coroações, de tal maneira que algumas irmandades estão organizadas para a celebração dos Dois “Bodos”: o do Espírito Santo e o da Santíssima Trindade. Ler mais no A União

1 comentário:

MILHAFRE disse...

As Festas em honra do Divino Espírito Santo fazem parte da nossa Cultura e Identidade.

Vamos entrar numa época em que se exaltam os Valores de comunidade, solidariedade e Fé no Divino.

Quer aqui, nos Açores, quer na nossa Diáspora, espalhada nas Américas e até em Portugal Continental (através das Casas dos Açores) estas Festas exaltam aqueles Valores e colocam bem alto o nome dos Açores, uma terra abençoada por Deus.