domingo, 27 de maio de 2012

Festas do Espírito Santo (9)


 Biscoitos Domingo de Pentecostes (27.05.2012)

Domingo de Pentecostes 

A Festa Judaica do Pentecostes, tipicamente das colheitas agrícolas do trigo (êxodo 23, 16), há cerca de dois mil anos transformou-se em dia do nascimento da Igreja, pelo “sopro de um forte vendaval” e as línguas de fogo, que se espalharam e foram poisar sobre cada um deles” ( Actos 2). As “armações de ramadas”, que nos adros das ermidas se montavam, trazem-nos um cheirinho hebraico da Festa das Tendas (Números 28 -29).
Com o cultivo dos cereais abandonado, e os braços dos que cultivavam a terra emigrados. E os bois desensinados do uso da canga, atrelada ao timão dos arados, no amanho das terras e dos “carros de bois”. Só que com o declínio do mundo rural, nestas ilhas a necessidade inata de gerações de celebrar os louvores do Divino Espírito Santo, supera todas as carências para que nos nossos dias nada falte, sobretudo aos mais velhos.
Nem a farinha das hóstias que os comungantes nas Missas, mesmo as de “coroação” é produzida nas nossas terras, feitas pasto, ou baldios à espera de melhor sorte. Os famintos é que estão a aumentar, tanto os de estômagos vazios e cintos apertados, como os carentes de uma fé viva, que os faça discípulos, mesmo nas adversidades da vida.


Tempos idos em que “pão alvo”, carne e vinho, só mesmo em dias de império, cujas copeiras abriam as portas a todos, mesmo aos que mal se benziam. As fomes não têm fé. Mas a Fé dos Cristãos, nascidos na Descida do Espírito Santo, não se pode ficar pelos templos, mas descer à partilha fraterna, com os irmãos mais carenciados de sempre.
Tempo oportuno, para olhar com esperança e gestos de amor, a maneira como se fazem as funções e bodos, por essas ilhas adiante. As funções e bodos não são para bajular quem quer  que seja. Mas para louvar o Divino Espírito Santo, nos velhos mendigos de sempre. Não apenas à mesa da Rainha Santa Isabel, mas na Igreja que somos e temos. Viva o Espírito Santo!

Publicado no dia 24 de Maio de 2012, por Francisco Dolores no A União

Sem comentários: