quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Ciclo do Touro (4)


O touro nos serviços de lavoura

Freguesia dos Biscoitos, ano de 1979 (1)

“O animal empregado nos serviços de lavoura, é o boi ou a vaca. Algumas vezes usam o cavalo, mas é, sobretudo o gado vacum o preferido nos serviços de lavoura e, assim, é utilizado na tracção dos carros, arados, grades, arrastadeiras, etc. 
(…) 
No gado bovido há a considerar quatro classes distintas: de trabalho, leiteiro, alfeirio e bravo. Considerado ainda relativamente aos lugares em que vive na Ilha, temos que distinguir, dentro destas classes, gado de baixo e gado de cima. O primeiro é constituído pelas reses de trabalho e pelas vacas leiteiras. O segundo pelo gado alfeirio e bravo. As reses de trabalho vivem no litoral, em cerrados junto ou próximo das casas de lavoura."
O touro no sagrado

"Pelo Espírito Santo dois dias consagrados aos bezerros que serão sacrificados para esmolas e função. Caprichosamente enfeitados com flores e tiras de papel de diferentes cores, são levados em cantoria pelos caminhos e canadas da vizinhança e depois de passarem em frente à casa do imperador, onde lhes é posto o ceptro sobre a cabeça e dorso, seguem para o lugar onde serão abatidos no dia seguinte. No sábado distribuem-se as esmolas de pão, carne e vinho aos vizinhos e pessoas do conhecimento do imperador e acende-se o forno para cozer as alcatras, que no dia seguinte serão requentadas para o jantar da função.”

In Maria Alice Borba Lopes Dias – Ilha Terceira – Estudo de linguagem e etnografia - 1982

(1) Na sequência dum voto ao Senhor Espírito Santo, um emigrante biscoitense, residente nos EUA, compra a maior junta de bois existentes na ilha Terceira, repartindo a carne dos mesmos na freguesia dos Biscoitos.
Os corpulentos animais pertenciam ao Sr. Jacinto "Pato", Às Quatro Canadas , freguesia de São Brás. Mais tarde foram adquiridos por Fernando Brum (Casa Agrícola Brum), também conhecido por "Fernando Maria",  que os criou na freguesia das Fontinhas, em propriedades da família. 


Sem comentários: