terça-feira, 1 de outubro de 2013

Efemérides açorianas – Outubro (5)



Paços do Concelho da Praia da Vitória - 1.ª Exposição de Ex-Líbris Báquicos

1. 1986- Nasce na freguesia da Terra Chã, concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira a atleta Sofia Alexandra Sousa Pires.

2.1976- O Secretário Regional do Equipamento Social reúne-se em Angra do Heroísmo com membros da Agência Internacional de Desenvolvimento, Mr. Patterson e Marck Parris tendo como assunto o auxílio americano nos Açores nas áreas de saneamento básico, habitações, irrigações e construções escolares para o ensino secundário.  

3.1999 – O Professor Bianchi de Aguiar, Presidente da O.I.V. visita o Museu do Vinho da Casa Agrícola Brum e a sede da associação enófila Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos.

4.1976- A Fanfarra Operaria Gago Coutinho e Sacadura Cabral grava, na Rapsódia Lda., um disco de quarenta e cinco rotações por minuto.

5.2009-É inaugurada no átrio superior dos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo a Exposição “Heráldica - Cores e Formas”


7.1976- O Ministro da República para os Açores, General Octávio de Carvalho Galvão de Figueiredo, visita a sede do Programa Pecuário dos Açores - PPA- e as instalações do Instituto Universitário dos Açores na Terra Chã, concelho de Angra do Heroísmo. 

8.1976- Um óptimo ano agrícola.

9.1994- A Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos está presente nas cerimónias de investidura da Confraria dos Enófilos do Dão, que teve lugar no Museu Grão Vasco, em Viseu.

10. 2008- Decorre em Angra do Heroísmo a Exposição “Máscara Ibérica”.

11. 2008- O Partido Socialista realiza uma toirada à Corda em S. Sebastião, concelho de Angra do Heroísmo.

12.1973- O Seminário Episcopal de Angra solenemente as suas actividades.

13.1970 – A fim de preparar a sua tese de licenciatura sobre “ Vulcanologia na Ilha Terceira” está em Angra do Heroísmo o universitário inglês Stephen Self.

14.1954- Começa a funcionar na ilha Terceira a CSB -218 NEWSCAST TV.

15.2009 - Encerra no Centro Cultural de Angra do Heroísmo, a 1ª Mostra Filatélica “Pérolas do Atlântico”.

16.1973- Oficiais da Força Aérea do Irão esgotam o Motel “Nove Ilhas” localizado no Cabo da Praia, concelho da Praia da Vitória.

17. 2008. Falece em Angra do Heroísmo o ilustre açoriano Carlos Corvelo Pereira Rodrigues.

18. 2008- A Confraria do Chá Porto Formoso realiza no Teatro Micaelense, em Ponta delgada, um Seminário rotulado “Ao Encontro do Chá”.

19.1973- É convidada para assistente da Faculdade de Medicina de Lisboa a angrense Dr.ª Maria Luísa Pato Dias Afonso Correia.

20.2008- O Prof. Doutor Aníbal Pinto de Castro, profere uma conferência em Angra do Heroísmo sobre o tema “O Regicídio de 1908 – Desenlace de uma tragédia humana e política”

21.1970- Está na ilha Terceira o automobilista micaelense Roberto Mota que representou os Açores na última “Volta à Ilha da Madeira”.

22. Falece, em Lisboa, o ilustre terceirense Jorge Bretão.

23.1973- Canoas do Cais do Pico caçam uma baleia e as da ilha do Faial outra. 

24.1973- Através da Estação Agrária e da Direcção Geral dos Serviços Agrícolas está na Terceira o Prof. José Francisco de Leão Ferreira de Almeida, professor de Viticultura e Ampelografia do Instituto Superior de Agronomia e Técnico do Centro Nacional de Estudos Vitivinícolas. A estada na Ilha tem como finalidade a substituição dos produtores directos (Isabella e outras) por castas europeias.

25. 1985- A Sé de Angra é devastada por um grande incêndio durante as obras de reconstrução, após o terramoto de 1 de Janeiro p.p. 

26. 1973- Promovida pela a empresa turística Airtours, com sede em Frankfurt, Alemanha, encontra-se na ilha do Pico um grupo de quinze agentes de viagens.

27.1973- O Padre José Vieira Gomes é o novo pároco da Vila Nova, concelho da Praia da Vitória. É recebido por muitos paroquianos, autoridades e Filarmónica daquela Freguesia.

28. Realiza-se nos Paços do Concelho da Praia da Vitória a 1ª Exposição de Ex-Líbris Vitivinícolas organizada pela Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos e Associação Portuguesa de Ex-Líbris.

29.1973- Tendo em vista a substituição dos produtores directos (Isabella / “vinho de cheiro”), entre outras castas, realiza-se na Estação Agrária, na Vinha Brava, uma reunião aberta aos viticultores terceirenses com a presença do Prof. José Francisco de Leão Ferreira de Almeida, professor de Viticultura e Ampelografia do Instituto Superior de Agronomia e Técnico do Centro Nacional de Estudos Vitivinícolas. 

30. 2009 - Decorre nas freguesias dos Biscoitos e da Serreta o Exercício Açor 092

31. 1971- Através de um intercâmbio escolar decorre na Escola Preparatória Roberto Ivens, em Ponta Delgada, uma exposição de Desenhos Infantis Japoneses.



Efemérides açorianas – Outubro
Efemérides açorianas – Outubro (2)
Efemérides açorianas – Outubro (3)
Efemérides açorianas – Outubro (4)



Provérbios: Outubro


Sem comentários: