terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

AÇORIANOS AGRACIADOS

Fotografia de Carlos Portulez Ruiz 
Legenda: Dr. João Goulart Bettencourt, Monsenhor José Avelino Bettencourt, Dr. Vitor Escudero, Jácome de Bruges Bettencourt, Suas Altezas Reais Duquesa e Duque de Bragança e Cónego Francisco Dolores Medeiros.


No passado dia 6 de fevereiro realizou-se na Igreja Nossa Senhora da Conceição Velha, em Lisboa, a cerimónia anual da investidura de novos membros na Real Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. 
A Santa Eucaristia foi presidida por D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, durante a qual se procedeu à investidura de dois eclesiásticos e seis civis a quem o Grão-Mestre, S.A.R. o Senhor Duque de Bragança impôs as insígnias. Cerimónia em que participaram meia centena de cavaleiros da Ordem e vinte damas da Ordem de Santa Isabel.
Foi convidado a participar na Missa, o Bispo Emérito d’Angra D. António de Sousa Braga.
Seguiu-se um almoço de confraternização na Pousada Lisboa – Pestana do Terreiro do Paço.
Esta Ordem Dinástica Portuguesa, passou a contar agora com mais três açorianos. Ou seja, Monsenhor José Avelino Bettencourt, diplomata, responsável pelo Protocolo no Vaticano, o Cónego Francisco Dolores Borges de Medeiros, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Angra do Heroísmo, e um dos sacerdotes mais queridos da ilha Terceira, e Jácome de Bruges Bettencourt, Cônsul Honorário de Cabo-Verde nos Açores.
Instituída por Decreto publicado no Rio de Janeiro em 6 de fevereiro de 1818, a Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa representou solene testemunho de reconhecimento pela libertação do nosso País de um gravíssimo risco e constituiu, nas palavras de Sua Majestade Fidelíssima El-Rei Dom João VI, memória “da devoção que consagro a Nossa Senhora da Conceição invocada por Padroeira do Reino pelo Senhor Dom João IV, Meu predecessor e Avô, expressamente ligada à Casa de Bragança, a cabeça da Ordem era a Capela Real de Vila Viçosa, pertença do Património Brigantino anterior à Nossa Aclamação Dinástica”.
Tudo imprime, portanto, à Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa caraterísticas específicas que, colocando-a muito além do simples plano de Ordem Estatal (nessa qualidade extinta pelo Decreto de 18 de outubro de 1910), lhe conferem uma perenidade de natureza histórico-familiar. Por isso, Sua Majestade Fidelíssima El-Rei Dom Manuel II e depois sua Alteza Real o Duque de Bragança (Dom Duarte Nuno), além de até à morte terem usado das insígnias de Grã-Cruzes da Ordem, foram pela prática comum reconhecidos como seus Grão-Mestres, nomeadamente pelos outros Chefes de Casas Reais, tal como resulta da Declaração emitida pelo Duque de Bragança (Dom Duarte Pio) e registada no Vaticano (THE CROSS ON THE SWORD, Supplement to Orders of Knighthood, Awards and the Holy See, Peter Bander van Duren, 1987).


Sem comentários: