segunda-feira, 1 de maio de 2017

EFEMÉRIDES AÇORIANAS - MAIO (9)

Gravura /reclame da Casa de Utilidades em Angra do Heroísmo


1. 1944- A Casa de Utilidades de Manuel Magalhães à rua da República (Rua da Sé) 57, em Angra do Heroísmo, recebe material escolar.

2.2009- É servido um biscoito d' honra no 9.º Encontro de Química dos Alimentos, uma organização do Centro de Investigação em Tecnologias Agrárias dos Açores, em associação com a Sociedade Portuguesa de Química.

3.1894- É inaugurada em Angra do Heroísmo a Praça de Toiros Espírito Santo, à Pereira.

4.1966- É aberto o Cine Popular na Fajã de Cima, ilha de S. Miguel,

5.1975- O Ministério do Equipamento Social e Ambiente atribui verbas no montante de 15.000 contos, como primeiros subsídios a fim de resolver problemas habitacionais em Ponta Delgada e Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel.

6.1976- São roubadas oitenta dúzias de foguetes do paiol de um fogueteiro da freguesia de S. Bartolomeu, concelho de Angra do Heroísmo.

7.1867- É fundada na Vila Franca do Campo, ilha de S. Miguel, a Filarmónica Lealdade.

8.1983- Realiza-se em Ontário, Canadá, solenidades em louvor do Senhor Santo Cristo dos Milagres na Igreja de Santa Maria. Participaram na procissão mais de 40 mil Açorianos, muitos vindos dos estados Unidos da América. O vespertino The Toronto Star destaca esta festividade há muito trazida por micaelenses.

9. 1971-É Sagrada, pelo Bispo da Diocese d’Angra, a Igreja Paroquial da Freguesia de S. Bartolomeu dos Regatos, concelho de Angra do Heroísmo.

10.2010- Decorre na zona interativa do Modelo de Angra do Heroísmo a “Feira Açores ’10”.

11.1979- A PSP- Policia de Segurança Pública de Angra do Heroísmo durante a sua festa anual destaca treze agentes da Corporação angrense, com a medalha de Ouro de Comportamento Exemplar, correspondente a 36 anos de serviço efectivo, sem qualquer espécie de averbamento disciplinar nas respectivas folhas cronológicas.

12. 2007- Falece em Angra do Heroísmo o Açoriano Ricardo Jorge Mendes da Rosa.


14.1845-É estabelecido por decreto que a largura das rodas dos carros seja de duas polegadas, mas as Ilhas dos açores não acatem semelhante disposição. AS Câmaras da Praia e de S. Sebastião (ilha Terceira) continuam a permitir o uso das chapas de rodas de carros estreitas com pregos pontiagudos, de cinco e mais centímetros de altura. As rodas continuam a formar um todo móvel, à romana, como os do Minho.


16.1904- Tem início a distribuição quotidiana do serviço postal a todas as freguesias da Ilha Terceira.

17.1976. Dois escritores picoenses, Dias de Melo e José Martins Garcia autografam na Casa dos açores em lisboa os seus recentes livros respectivamente Mar Pela Proa e o livro Cultura, Politica e Informação.

18.1858- Nasce na Horta Florêncio José Terra “Florêncio Terra”. Professor, contista, escritor e jornalista.

19.1976- Encontra-se na ilha das Flores o Padre Victor Feitor Pinto, director do secretariado Nacional para a Educação Cristã da Juventude, a fim de orientar trabalhos de ordem pastoral naquela ilha com sacerdotes locais e leigos.

20.1983- Falece no Hospital de Santo Espirito em Angra do Heroísmo o engenheiro António Francisco Resendes, natural do Faial da Terra, ilha de S. Miguel. 

21.1976- A Câmara Municipal de santa Cruz das Flores é autorizada a utilizar a verba de 150 mil escudos, atrinbuida pela Junta Regional para aquisição de contadores de água e reparações da rede de abastecimento de água à sede do concelho.

22. 1995- A “oficina d’Angra” está presente no Simpósio Internacional Multimédia na cidade da Horta, através dos seus associados e dirigentes José Pereira, Renato Costa e Silva, José Guilherme Rocha e Silva e João Miguel Borba.

23.1965- Falece em Angra do Heroísmo Tomás Borba ilustre terceirense que marcou posição relevante como comerciante e aficionado da festa dos toiros, tendo fundado a sua ganadaria no ano de 1938, com vacas de Francisco Vitorino e um semental co o ferro de Emílio Infante da Câmara, vendendo-o mais tarde ao criador José Albino Fernandes. 


25.1976- De acordo com o plano de cooperação da Universidade de Rhode Island e do Instituto Universitário dos Açores está nos Açores a Prof. Filomena Silva, do programa bilingue daquela instituição, que durante dois meses irá orientar um curso extra curricular do IUA de ensino prático de língua inglesa.

26.1956- É inaugurado na ilha Graciosa o Farol do Carapacho.


28. 1992- É inaugurado o Centro de Formação Profissional Agrária da Vinha Brava (Angra do Heroísmo) pelo Primeiro-ministro Prof. Aníbal Cavaco Silva.

29.1980- O Chefe de estado, general Ramalho Eanes por decreto n.º 34/80 inserto no “Diário do Governo” n. 124-1.ª Série desta data, agracia o Regimento de Infantaria de Angra do Heroísmo com a medalha de Ouro de serviços Distintos, com base em expressivo louvor, premiando assim a nobilitante e pronta acção desenvolvida por esta Unidade em auxílio e assistência às vítimas do sismo de 1 de Janeiro de 1980.

30.1976- Encontra-se a estagiar no Laboratório de Mineralogia do Instituto Superior Técnico , em Lisboa, o Eng.º Mário San Bento Meneses, contratado pela Junta Geral de Ponta Delgada, como geoquímico do Instituto de Geociências dos Açores para o projecto geotérmico da ilha de S. Miguel.

31. Começa a funcionar na cidade da Horta o Museu de Arte Sacra, instalado na Igreja de N.ª S.ª do Rosário – antigo Convento de São Francisco).

Fonte: Arquivos de José da Silva Maya, Álvaro de Castro Meneses, “Revista Ilha Terceira” e “Almanaque Açores”.

Sem comentários: