sábado, 8 de julho de 2017

FILIPE DUQUE EDIMBURGO COM O APOIO DA RAINHA ISABEL II, DEIXARÁ A VIDA PÚBLICA NO FINAL DO OUTONO.



Pelo nascimento, Príncipe da Grécia e da Dinamarca, no passado dia 10 de Junho completou 96 anos e começou o namoro com Isabel de Inglaterra aos 18 anos. Em Novembro próximo, o casal celebra 70 anos de casamento. Os seus compromissos oficiais, ainda eram intensos ao longo dos últimos anos, mais de 110, muitos deles fora da Grã-Bretanha, apesar da sua provecta idade.

A rainha sempre fez questão de, publicamente, enaltecer o marido: "Ele é a minha rocha. Tem sido a força e o meu apoio.". Filipe, em 2011 revelou, em entrevista à BBC, a satisfação que sentia com o percurso que fez ao longo de todos estes anos ao lado da rainha de Inglaterra: "Acredito que cumpri com a minha parte.". Encontra-se vinculado a 780 fundações.

Foi oficial na Marinha Real Britânica em 1939. Casou-se em 1947 com Isabel II, depois de ter combatido na Segunda Guerra Mundial.

Por vezes irreverente, nunca deixou de ser uma figura simpática e querida do Povo.

Da guerra no mar, Filipe passou para a guerra da corte. No entanto, caiu imediatamente, este sobrinho de Lorde Mountbatten, que foi governador-geral da Índia e liderou a marinha britânica nos anos cinquenta, nas graças do rei Jorge VI, embora inicialmente fosse olhado, por alguns sectores, com desconfiança, mas venceu.


Pois, como algumas pessoas se lembrarão, o Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo, marido da soberana inglesa, em Março de 1991 esteve na ilha Terceira, visitando Angra do Heroísmo e a Praia da Vitória (admirando esta cidade da Serra do Facho). Veio a convite do então Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores, general Vasco Rocha Vieira, que ofereceu, em sua honra, um jantar no dia 24 desse mês, no Solar da Madre de Deus, em que estiveram presentes vários convidados.
J.B.B.

Sem comentários: